Curso de SEO Online Grátis

O que é SEO?

SEO, na verdade, é uma sigla: Search Engine Optimization. Não trata-se de apenas uma dica ou uma determinada estratégia, mas sim um conjunto de estratégias e técnicas que devem ser empregadas no seu site para que os buscadores, de um modo geral, consigam encontrar seu site mais facilmente e assim posicionar melhor sua página.

Basicamente o SEO pode ser dividido em duas partes: On-Page e Off-Page. A primeira está relacionada aos aspectos internos do site, geralmente relacionados a programação, enquanto a segunda está relacionada diretamente ao conteúdo.

Como aprender SEO?

Para começar a aprender SEO é fundamental entender como funciona aquele que é maior buscador do mundo, o Google. Para ajudar neste começo, o próprio Google desenvolveu o Guia de otimização para mecanismos de pesquisa. Ler este documento é fundamental para entender o deve ser feito no começo dos trabalhos no seu site ou blog.

O que é Otimização de Sites e Porque Otimizar o Seu Site?

A Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, é um conjunto de estratégias e métodos usados para melhorar o posicionamento (ranking) de sites na listagem de resultados naturais (orgânicos) das ferramentas de busca, como Google e Yahoo!, e é uma ferramenta importante de marketing para a Internet.

Embora somente quem trabalha em uma ferramenta de busca, como o Google por exemplo, tenha conhecimento dos seus algoritmos, é possível identificar padrões de comportamento, e deduzir algumas regras utilizadas por eles, chamamos isto de engenharia reversa. A otimização de sites fundamenta-se nestas deduções.

Mesmo que muitos especialistas em otimização divirjam quanto a estas regras, as próprias ferramentas de busca fornecem uma lista de requisitos que, quando aplicadas no desenvolvimento de um site, garantem um bom posicionamento.

De um modo geral, são três os fatores que definem o posicionamento de um site nos resultados de busca:

1. Design: o modo como o site foi desenvolvido é o principal fator que determina se um site será ou não indexado pelas ferramentas de busca. O design de um site corresponde a sua programação, arquitetura e hierarquia de informação, hospedagem (servidores), etc.

2. Conteúdo: a qualidade do conteúdo de um site, independente de ser textual ou gráfico é o que garante ele será classificado e consequentemente bem posicionado nos resultados de busca. O conteúdo de um site manipulado para ser mais atraente para as ferramentas de busca, porém, com as recentes mudanças nos algoritmos dos principais buscadores, é altamente recomendado que todo o conteúdo seja simplesmente acessível, relevante e único.

3. Popularidade: a autoridade de uma página sobre um assunto é determinada pela sua popularidade. Esta popularidade é definida tanto pelo número de links, quanto pela quantidade de cópias ou referencias textuais de diferentes páginas, com assuntos relacionados, para uma única página. Vale observar que a popularidade pode ser herdada ou transferida, mas ela só vale para páginas e não para sites.

O curso será dividido em 10 aulas:

Aula 1: Introdução e Filosofia do SEO

Aula 2: On Page 1: Elementos, Header e Autoridade

Aula 3: On Page 2: Elementos HTML e Links

Aula 4: Pesquisa de palavras-chave para SEO

Aula 5: Arquitetura da informação e SEO

Aula 6: Estratégias de conteúdo e SEO

Aula 7: Link Building

Aula 8: Black Hat vs. White Hat

Aula 9: Ferramentas de SEO

Aula 10: Gerenciando um projeto de SEO

Curso: OpenSEO

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos Gratuitos EAD - Cursos de Inglês