Como Fazer Certificado

O certificado é um documento no qual um organismo oficial ou uma autoridade competente na matéria dá fé de um fato, ou seja, declara que algo é verdadeiro. O certificado tem valor legal ou administrativo e é exigido em várias circunstâncias.

Apresentação

Alguns certificados, como os de estudos, os médicos ou os bancários, por exemplo, são solicitados com certa frequência. Por esse motivo, os órgão encarregados de sua expedição costumam dispor de modelos impressos.

Nos casos em que não há um modelo impresso específico e seja necessário um certificado, para redigi-lo, devem-se seguir as indicações:

O certificado deve ser feito em uma folha branca, tamanho carta ou A4. Se for A4, o sentido do texto poderá ser horizontal.

  • As margens de um certificado não são uniformes, a não ser que existam diferenças entre a introdução e o restante do texto.
  • – A introdução em geral ocupa toda a largura do cabeçalho da folha, deixando unicamente a margem habitual em qualquer tipo de texto, ou seja, um espaço de cerca de três centímetros no lado esquerdo e um centímetro no lado direito.

    – O restante do texto deve ter uma margem esquerda de aproximadamente um terço da largura total do papel e uma margem direita de um centímetro.

    Estrutura do certificado

    Em um certificado podem-se distinguir três partes: introdução, comunicação e finalização.

      Na introdução distinguem-se o timbre e o cabeçalho,

      – O timbre é a marca ou logotipo e eventualmente outras informações da empresa (como nome e telefone) impressos em papel timbrado. Não é imprescindível, mas pode aparecer.

      – O cabeçalho é composto do nome completo da pessoa que expede o certificado, cargo que ocupa e nome da empresa ou órgão onde desempenha o referido cargo.

      A comunicação contém os fatos e dados que se declaram como verdadeiros, Inicia-se com a palavra CERTIFICA, escrita em letras maiúsculas, seguida de dois-pontos e situada em um local destacado. Os dados declarados são introduzidos por Que e escritos em um parágrafo à parte.
      A finalização consta das seguintes partes:

      – Linha de finalização. Nessa linha menciona-se o motivo pelo qual se solicita o certificado. Quando esse motivo não está claramente expresso, costuma-se empregar uma fórmula genérica, como: “E, para que se conste, expede-se o presente certificado…”.

      – Local e data da expedição, que podem estar incluídos na linha de finalização ou à parte.

      – Assinatura de quem expede o certificado.

    Os modelos de certificados impressos fornecidos por alguns órgãos e instituições costumam manter a estrutura assinalada, mesmo que se tomem certas liberdades na apresentação.

    Por: coladaweb

    Add a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Cursos Gratuitos EAD - Cursos de Inglês